O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 8 de setembro de 2020

ATENÇÃO: Seu lixo pode ferir! Saiba como fazer o descarte correto

Faça o descarte correto dos perfurocortantes em domicílio materiais.

Perfurocortantes podem ser extremamente perigosos quando não descartáveis de forma correta, além de poderem machucar pessoas e animais que mexem no lixo antes de serem recolhidos  e podem também prejudicar os profissionais responsáveis por recolher e encaminhar esses resíduos. Infelizmente nossos coletores tem sofrido muitos acidentes desta natureza e para evitar que isso aconteça, é necessário descartar esse tipo de material de forma correta para evitar imprevistos e outros problemas.

É considerado perfurocortante qualquer objeto que contém bordas, pontas, protuberâncias rígidas e sejam capazes de cortar ou causar perfurações. Itens comumente usados em casa podem ser perfurocortantes, é o caso por exemplo de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e principalmente vidro quebrado.

Descarte de forma separada

Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial ainda que não estejam quebradas, o ideal é que esses itens sejam colocados separados em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com material.

Coloque dentro de um recipiente resistente

Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso de latinhas de conservas, apenas lembre-se de empurrar a parte de ser ligada para dentro da própria lata evitando que ela possa causar acidentes.

Sinalize o recipiente

Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO! MATERIAL CORTANTE ou escreva o que realmente se trata, por exemplo: CUIDADO! VIDRO QUEBRADO! Com esse simples cuidados, preservamos a integridade física dos nossos coletores.

Ajude!

Últimas manchetes