O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 24 de outubro de 2020

Alerta para chuvas intensas e trajetória do Ciclone Subtropical

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), esclarece que persistem as condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone subtropical no Oceano Atlântico, a partir da noite do dia 25 de outubro, sobre a área marítima DELTA, adjacente ao norte do estado do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e ao sul da Bahia.

A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos sustentados sobre o mar, de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Belmonte, entre a manhã do dia 25 e a noite do dia 26. Os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 4,5 metros, entre a manhã do dia 25 e a manhã do dia 27. Também há previsão de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Regência, entre a tarde do dia 25 e a madrugada do dia 27.

A convergência de umidade associada à formação da área de baixa pressão sobre o oceano poderá ocasionar chuva intensa, com previsão de acumulados entre 80 mm e 100 mm/dia, sobre a área marítima mencionada e o litoral adjacente, durante os dias 25, 26 e 27 de outubro. Poderá ocorrer a restrição da visibilidade horizontal em função da intensidade da precipitação.

Últimas manchetes